História da Maçonaria

História da MaçonariaA Maçonaria é uma das Instituições mais antigas em atividade no mundo. A sua forma atual surgiu em 1717 na Inglaterra, suas origens institucionais são da Idade Média, entretanto, suas origens filosóficas vão além, pois a Maçonaria é guardiã dos princípios de ética e moralidade que desde o nascer da humanidade tem permitido a esta sua constante evolução.

Não se sabe exatamente como nem quando começou. Para muitos estudiosos ela originou-se das antigas escolas de mistérios, no antigo Egito, por volta de 3.600 a.C. Para outros, ela surgiu na Idade Média com as corporações de construtores das catedrais e castelos. Há evidências, segundo outros autores, de que ela foi influenciada, em seus primórdios, pela Ordem dos Cavaleiros Templários, formada em 1118 para ajudar e proteger os peregrinos em suas viagens à Terra Santa.

A origem do termo Maçom

Durante o período medieval a palavra “livre” foi prefixada ao nome “pedreiro” (formando a expressão “pedreiro-livre”, em inglês = freemason; em francês = franc-mason; alemão = freimaurer) porque, possuindo conhecimentos e técnicas não encontrados em poder de outros, aqueles homens eram muito mais trabalhadores livres do que servos vinculados, e tinham a liberdade de viajar de um país para outro. Os maçons (pedreiros-livres) construíram a maioria das catedrais góticas e outros prédios públicos na Europa continental e na Inglaterra.

O sistema de Grande Loja

Em 24 de junho de 1717, em Londres, os membros de quatro Lojas reuniram-se para formar a Grande Loja da Inglaterra. É a partir desse fato histórico que toda a maçonaria moderna encontra a origem de seu sistema de governo baseado em Grandes Lojas. Presentemente existem mais, no mundo, de 300 Grandes Lojas, às vezes com a denominação de Grande Oriente. No Paraná estão sediadas 4 Grandes Lojas: o Grande Oriente do Estado do Paraná, a Grande Loja do Paraná, o Grande Oriente do Paraná e a Grande Loja Unida do Paraná (em ordem de antigüidade), congregando cerca de 230 Lojas e cerca de 10.000 maçons em atividade.

Maçonaria no Brasil

No Brasil a Maçonaria torna-se uma instituição em 1822, na cidade do Rio de Janeiro e, hoje está presente em todo o território nacional. A Maçonaria se preocupa com os problemas nacionais e internacionais, usando de sua influência e participação para minorar os sofrimentos dos povos, sem distinção de qualquer natureza. Ela é parte integrante da História pátria e universal, os Maçons sempre estiveram presentes nos grandes eventos, defendendo a trilogia “LIBERDADE-IGUALDADE-FRATERNIDADE”.

Grandes feitos da Maçonaria e dos Maçons

Na história universal destacamos a participação da Maçonaria na Independência dos EUA, na Revolução Francesa, na libertação das Colônias Hispano-americanas, na divulgação e luta pelos estados de natureza política republicana, com a adoção da divisão dos poderes em legislativo, judiciário e executivo.

No Brasil a Maçonaria tem tido relevante papel histórico, dentre os quais destacamos: A participação em vários movimentos de emancipação pátria, que antecederam a Independência; a Independência do Brasil de Portugal; o fim da escravatura; a Proclamação da Republica (90% do primeiro gabinete republicano era composto de Maçons , além da constante luta pelo aperfeiçoamento de nossas instituições e sociedade.

A Maçonaria tem ao longo de sua história se dedicado ao aprimoramento do homem, buscando sempre a melhor forma de sua inserção no meio social, para tanto criou algumas organizações paralelas que visam atingir toda a Família.