GRANDE LOJA UNIDA DO PARANÁ

VI SEMINÁRIO DE VIVÊNCIA MAÇÔNICA

                            A Grande Loja Unida do Paraná promoveu nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2003, um encontro de seus membros para apreciar e discutir temas como: relacionamento entre as várias agremiações maçônicas, inter-relações entre a Ordem e seus adeptos e a sociedade em geral, influência da filosofia maçônica na família do maçom e o relacionamento entre os irmãos. Todos estes temas faziam parte da temática central do encontro que era “Maçonaria da Teoria à Prática” que será o tema da próxima Assembléia Anual do CLIPSAS a ser realizada no próximo ano na cidade de Santiago – Chile.

                            O seminário contou com a presença de dois irmãos de Nova Iorque, Ir.´.Lennox Tannis e Ir.´.Louis Daly, ambos da Omega Grand Lodge, que nos brindaram com suas presenças, com seus ensinamentos e principalmente com o fortalecimento dos laços de fraternidade que devem unir todos os maçons na face da terra.

                            Estiveram presentes também obreiros das Lojas afiliadas à Grande Loja Unida do Paraná da cidade Londrina/PR.

                            O encontro aconteceu num agradável local em meio à mata atlântica, em contato íntimo com a exuberante natureza. Ali puderam os presentes vivenciar ensinamentos que norteiam a Ordem Maçônica, como Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Houve no transcorrer dos trabalhos, intensa troca de idéias e experiências.

                            Os familiares dos irmãos estavam presentes e as esposas puderam desenvolver paralelamente atividades proporcionadas pelo grupo Isis, formado por elas. Contaram na ocasião com o apoio de uma psicóloga que orientou os trabalhos.

                            Ao final de cada dia de trabalho o que se podia observar era o mais caloroso clima fraternal entre os maçons, suas esposas e seus filhos.

                            Resultados do encontro:

                            O resultado mais imediato que se pode experimentar foi sem duvida nenhuma o estreitamento dos laços fraternos, o fortalecimento do espírito de igualdade e o respeito à liberdade do próximo. Outros resultados que desejamos que sejam postos em prática imediatamente em nossas reuniões semanais e que servirão de doutrina de nossas lojas são:

                            Intensificar o apoio ao grupo Isis, formado pelas esposas dos maçons das Lojas da Capital e difundi-lo em outras cidades. Este grupo é completamente desvinculado da maçonaria, a não ser pelo fato de ser formado pelas esposas de maçons. Adota uma temática própria e tem um calendário particular de reuniões. É totalmente livre e aberto a todos os familiares que desejem participar, sem gerar qualquer vínculo. A Grande Loja Unida do Paraná agradece às cunhadas que sempre têm realizado alguma programação que torna mais agradáveis os nossos encontros, sejam eles de trabalho ou comemorativos.

                            Relação da Grande Loja Unida do Paraná com outras Potências Maçônicas: tem sido uma busca incansável do Grão Mestre estabelecer vínculos com outras Potências Maçônicas e por conta disso já foram firmados inúmeros Tratados de Amizade e Reconhecimento com Potências do Brasil e do Exterior (=1= em maio último foram firmados tratados com a Grande Loja Liberal da Turquia, que está integrada por mais de cinco mil irmãos, e com a Grande Loja Central do Líbano; =2= temos ainda tratados com o Grande Oriente Latino-americano, o Grande Loja de York na Bolívia, a Grande Loja de Língua Espanhola para os Estados Unidos, a Grande Loja de Cuba na Flórida, a Grande Loja Omega de Nova Iorque, a Grande Loja Haitiana de São João de Nova Iorque, o Grande Oriente do México, a Grande Loja do Norte da Colômbia, a Confederação de Grandes Lojas do Peru, a Grande Loja da República da Venezuela, a Grande Loja Unida de Minas Gerais, o GONAB - Grande Oriente Nacional Glória do Ocidente do Brasil, o Grande Oriente Paulista, as Grandes Lojas Unidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Piauí, os Supremos Conselhos do México, Omega, Lengua Española para os Estados Unidos, Venezuela, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e outras). Desejamos manter saudável relacionamento com todas as agremiações maçônicas da nossa Capital, do interior do Estado, de todos os estados do Brasil e de todos os países do mundo, pois entendemos que sendo a Fraternidade um dos pilares que sustenta há séculos a Ordem Maçônica, esta fraternidade tem de ser verdadeira, sem barreiras, sem preconceitos. Todos os maçons devem se reconhecer como verdadeiros Irmãos. Será sempre incentivada a visitação de nossos obreiros às Lojas de outras Potências, assim como as nossas Lojas receberão sempre com o maior carinho aqueles que nos visitam.

                            Crescimento em número de Lojas e de Obreiros: A Grande Loja Unida do Paraná nunca adotou como prática inchar suas Lojas a qualquer custo. Sempre primou pela qualidade buscando através de uma criteriosa escolha e investigação pinçar da sociedade aquelas pessoas que por sua conduta, por seu caráter e por sua formação moral e intelectual, possam fazer parte deste grupo tão especial e criar raízes, permanecendo por muito tempo e produzindo frutos. Ainda assim estará incentivando seus obreiros a procurarem em seus círculos de amizades pessoas que atendam aos requisitos básicos, ao mesmo tempo em que exigirá dos dirigentes das Lojas, empenho e seriedade no sentido de fazer os processos de admissão percorrerem com maior agilidade as etapas.

                            Como evitar as desistências dos novos irmãos, como o amadorismo e a improvisação podem atrapalhar na recepção ao neófito e o que podemos fazer para melhorar o conteúdo de nossas reuniões?

                            Os presentes comprometeram-se a:

·        Proporcionar uma melhor recepção ao irmão recém iniciado e procurando tornar agradável a sua estada em nossas reuniões desde a primeira vez. É muito importante entender que o neófito está entrando para um mundo totalmente desconhecido e do qual ele espera auferir novos conhecimentos, novas amizades. Assim sendo que sua recepção, nas primeiras reuniões depois de sua Iniciação, seja a melhor possível, seguindo o que o ritual prescreve, mas sem esquecer que nesta ocasião temos em nossas mãos o poder de fazer este novo irmão gostar da maçonaria ou aborrecer-se definitivamente com ela. Será portanto de real importância que nessas ocasiões se dê prioridade aos ensinamentos fundamentais e só posteriormente às instruções do ritual;

·        Mostrar com exemplo como deve ser o comportamento dentro de loja;

·        Ter uma agenda cultural previamente divulgada para ser apresentada e que torne mais agradável e proveitosa a reunião;

·        Procurar em cada reunião realizar com perfeição todas as passagens, nunca deixando que o amadorismo e a improvisação tomem conta de nosso procedimento e substituam aquilo que preceituam nossos rituais; isto será para o iniciado uma demonstração de que ele está convivendo com irmãos que procuram realizar com perfeição a  missão de transmitir-lhe os ensinamentos da Ordem, com a abnegação de professores que preparam cuidadosamente a aula que vão dar aos alunos;

·        Colocar em prática em todas as ocasiões um ensinamento de importância fundamental - “A Humildade” pois sendo humildes estaremos colocando em prática esta grande lição que a maçonaria nos traz, amemo-nos como verdadeiros irmãos, quem pensa que existe diferenças entre Mestres, Companheiros e Aprendizes não estará colocando em prática o verdadeiro amor, a construção da verdadeira sociedade fraterna estará desmoronando, a falta de humildade atrapalha o andamento destas obras, por isto é melhor que se afaste do nosso convívio aquele que não puder superar o orgulho e a soberba.

Quais formas de exteriorização podem ser utilizadas por nossa Potência?

·        Podemos nos fazer presentes na sociedade profana desmistificando o que somos, o que fazemos e porque fazemos;

·        Promover palestras para a sociedade, festas para familiares e amigos de familiares;

·        Usar a filantropia como ferramenta de divulgação de nossa atuação junto a sociedade;

·        Criar uma cartilha para os “não maçons” interessados em ingressar na Ordem e folders e propagandas com distribuição gratuita em bancas de jornais, faculdades, bibliotecas, etc...

·        Utilização da Internet para aumentar o contato com a sociedade;

·        O contato com nossos governantes poderá trazer bons resultados.

Qual deve ser nossa forma de tratar nossos familiares?

 

·        A família é o apoio para o maçom;

·        Seus familiares tem todo o direito de saber o  que é a Maçonaria, o que fazemos em Loja, e o que procuramos;

·        A melhor forma de fazer isto é inserir sua família nas atividades da G\L\U\P\, devemos usufruir e contar com o apoio do Grupo ISIS;

·        O aumento de convivência entre irmãos só traz benefícios, pois quando seus familiares consideram um irmão seu um grande amigo, podemos ter a certeza que eles aceitarão a maçonaria como uma união de verdadeiros irmãos;

·        Dentro de sua família utilize seus conhecimentos para promover o avanço de quem o rodeia, lembre-se você é um formador de opinião na Sociedade e isto não pode ser diferente dentro de sua própria casa.

 

Qual o acompanhamento deve ser dado ao afilhado? Qual deve ser o conhecimento mínimo do Ritual? Qual o comportamento em loja? E qual a importância da Assiduidade?

 

·        A criação da figura de um “tutor”, deverá ser instituída em loja; este terá como obrigações o acompanhamento do aprendiz e apoio ao padrinho. O acompanhamento poderá alcançar melhores resultados se for criada uma cartilha de procedimentos do tutor e  padrinho, visando dar o apoio amplo e completo ao iniciado, evitando assim que a falta de atenção torne certo o afastamento de um irmão;

·        O  ritual deve ser explicado e interpretado nos três graus;

·        A criação de uma biblioteca de temas, ajudará a tornar as reuniões mais interessantes, o com o pré-agendamento destas instruções estaremos cada vez mais “profissionalizando ”nossas sessões;

·        O comportamento em loja deve seguir o ritual, nunca esquecendo da já citada humildade, pois quem ama trata seu irmão com a mais perfeita igualdade;

·        Os cargos em loja devem ser treinados e estudados tanto quanto ao seu significado quanto a sua localização, pois isto fará com que o entendimento do ritual seja ainda mais completo;

·        A assiduidade deve ser incentivada entre os irmãos com reuniões atraentes, e nunca esquecer a grande importância do ágape.

 

Devemos pedir força necessária para que todos estes bons fluidos e idéias levantadas pelos obreiros desta potência sejam colocados em prática, pois o principal motivo desta reunião é fazer que a teoria passe a prática de forma natural e objetiva, fazendo nossa convivência de verdadeiros irmãos baseada no amor e na humildade, podemos ter certeza que todas as idéias foram acima relacionadas para promover o crescimento de nossa potência e a melhora de nosso relacionamento.



Voltar à página principal