Grande Oriente da França
A Grande Loja Unida do Paraná possui um tratado de amizade junto ao Grande Oriente da França onde recebeu o material para prática do Rito Francês.
O Grande Oriente da França é a mais antiga e importante Obediência maçônica da Europa continental. Nascido em 1728 como Primeira Grande Loja da França, ele tomou a sua forma e seu atual nome em 1773. Hoje, o Grande Oriente tem quase 47.000 membros registrados em mais de 1.150 lojas.
Propõe aos homens de hoje um caminho de iniciação humanista e fraterna. Com efeito, para o Grande Oriente de França, o aperfeiçoamento individual, que permite a iniciação maçônica e seu método, impõe aos maçons a reflexão também dos problemas do mundo e questões sociais.
O GOdF pratica maçonaria liberal e adogmática, em oposição à praticada pela corrente anglo-saxônica.
Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo
O CLIPSAS foi fundado 22 de janeiro de 1961, por iniciativa do Grande Oriente da França e onze potências maçônicas soberanas, enfrentando a crescente intransigência de certos quadrantes, combinaram-se para apelar a todos os maçons para que eles se encontram, respeitando sua soberania, suas crenças, seus ritos e seus símbolos, por uma verdadeira e indissolúvel Cadeia da União Universal.
CLIPSAS é uma associação internacional da Maçonaria liberal. Ao aderir à ética proposta pelos membros fundadores, temos orgulho em submeter nossa fidelidade apenas à mensagem de tolerância, fraternidade e união.
O objetivo do CLIPSAS é reunir maçons que acreditam que a grande vitória da humanidade sobre si consiste na liberdade absoluta de consciência. Hoje a instituição conta com mais de 100 obediências maçônicas filiadas
Conferência Maçônica Americana
A COMAM (Conferência Maçônica Americana) é uma organização maçônica, formada por Grandes Lojas e Grandes Orientes do continente americano, foi criada em Santiago do Chile para servir como um centro de união das obediências liberais e adogmáticas, masculinas, femininas e misturadas que visam o trabalho do indivíduo perfeição com absoluta liberdade de consciência. O objetivo da Conferência Maçônica Americana (COMAM) é fortalecer a cadeia da União entre o Membro das Obediências, respeitando a liberdade de cada uma delas e sem interferir nas suas decisões. Temos uma premissa básica para trabalhar e unir o disperso e convidamos todas as ordens americanas a juntar nossas mãos em uma grande cadeia de amor e fraternidade.
A GLUP foi uma das idealizadoras, através de seu Grão-Mestre Perpétuo Jefferson Scheer, que promoveu o I Encontro Latinoamericano de Obediências Liberais e Adogmáticas, ocorrido em mai/2002, logo após a reunião do CLIPSAS, em Curitiba.
A COMAM foi efetivamente criada após o CLIPSAS de 2004, em Santiago do Chile, com adesão de todas as Obediências latinoamericanas então presentes.